Dicas para Fechamento de Balanço

Conforme exigência contida no Código Civil, na Lei das S/As e em outros dispositivos legais (como a lei das licitações), as entidades devem, ao final do exercício social (que preponderantemente ocorre no final do ano civil), preparar as demonstrações contábeis, vulgarmente denominadas de “balanço”.

A previsão da obrigatoriedade de escrituração contábil e apuração do Balanço Patrimonial é decorrente de Lei (Código Civil Brasileiro, artigo 1.179 e seguintes e Lei 6.404/1976 – Lei das S/A, artigo 176 e seguintes).

Dentre as várias atividades que envolvem o fechamento do “balanço”, listamos algumas mais comuns:

1. Conciliação das contas contábeis.

2. Ajustes e reclassificações necessárias, inclusive no tocante à separação dos direitos e obrigações em curto prazo das de longo prazo.

3. Inventário de mercadorias e outros estoques.

4. Apuração dos tributos devidos (provisão do IRPJ e CSLL) no balanço.

5. Apuração da participação dos trabalhadores nos resultados (PLR) e participações de outros (administradores, partes beneficiárias, etc.), bem como proposta de dividendos (no caso de S/As).

6. Atualização de direitos e obrigações, segundo a estipulação contratual (juros, correção cambial ou monetária, além de encargos contratuais).

7. Elaboração dos demonstrativos obrigatórios (como DRE, DMPL e DFC).

8. Encerramento dos livros diário, razão e formalização dos mesmos, com subsequente registro na Junta Comercial do estado.

9. Publicações obrigatórias segundo a Lei das S/A (Demonstrações Contábeis completas, incluindo notas explicativas).

Dada a extensividade dos procedimentos, recomenda-se, ainda, que os contabilistas contem, quando possível (ou mesmo obrigatório) com a participação de auditores (internos ou externos) no processo, bem como preparem planilhas demonstrativas e arquivem comprovação adequada (circularização, demonstrativos bancários, etc.) para comprovação dos saldos contábeis.

Fechamento e Elaboração de Balanço na Prática tópicos Atualizados e Exemplificados! Abrange detalhes de encerramento de balanço, ativos, passivos, demonstração de resultado, com exemplos de lançamentos, contém detalhes de tributação - Lucro Real, Presumido, Arbitrado e Simples! Clique aqui para mais informações. Fechamento de Balanço

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

ComprarClique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s