Escrituração Contábil no Encerramento de Atividades da Empresa

Os procedimentos contábeis no encerramento de atividades da empresa iniciam-se com o levantamento de balanço inicial de liquidação, visando atualizar ativos e passivos à efetiva realidade patrimonial, econômica e financeira.

Uma vez levantado o balanço inicial de liquidação, a empresa passa efetivamente ao processo de liquidação que consiste na realização de todos os ativos e na liquidação de todos os passivos.

Respeitados os direitos dos credores preferenciais, a empresa que está encerrando suas atividades, pagará as dívidas sociais proporcionalmente e sem distinção entre vencidas e vincendas.

Se o ativo for superior ao passivo, a empresa poderá, sob sua responsabilidade, pagar integralmente as dívidas vencidas.

Findo esse processo, as contas do Patrimônio Líquido serão encerradas mediante transferência para uma conta transitória no Passivo Circulante que, poderá denominar-se “Conta Corrente dos Sócios” e o saldo remanescente do Ativo, quando houver, será restituído aos sócios.

Após a realização do ativo e o pagamento de todos os passivos, apura-se o resultado da liquidação encerrando todas as contas de receita e de despesas em contrapartida a uma conta transitória, que poderá denominar-se “Apuração do Resultado da Liquidação”.

Por ocasião do pagamento dos haveres dos sócios, debita-se a “Conta Corrente dos Sócios” e creditam-se as contas do Ativo  remanescentes, o que concluirá a liquidação do Ativo e do Passivo da pessoa jurídica.

Veja maiores detalhamentos e exemplos no tópico Encerramento de Atividades, no Guia Contábil online.

6 comentários em “Escrituração Contábil no Encerramento de Atividades da Empresa

  1. Boa tarde, vou comprar uma empresa e gostaria de saber se eu posso ter acesso a escrituração contábil da empresa direto na junta comercial, ou seja, qual documento ou tipo de certidão eu devo solicitar na junta comercial para saber se determinada divida está escriturada ou não na junta comercial..

  2. Bom dia, uma duvida como ficaria o encerramento de atividade da empresa, quando se liquidou todos suas dividas, tendo saldo disponível em caixa e o lucro da empresa como ficaria, e o ativo imobilizado.

      1. Ola pra entrar no link preciso do nome do usuário e a senha como faço pra mim ler?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s