Contabilidade em Dia ou Contabilidade Apressada?

por Júlio César Zanluca – contabilista e coordenador do Portal de Contabilidade

Alguns gestores financeiros, com razão, exigem que a contabilidade esteja em dia, para a tomada de decisões gerenciais.

Por contabilidade em dia entende-se uma contabilidade com as seguintes características:

– balancetes mensais fechados até, no máximo, dia 20 do mês subsequente;

– contas contábeis devidamente conciliadas;

– complementação de informações com notas explicativas;

– registro pelo regime de competência, incluindo provisão de férias, 13º salário, contas a pagar no mês seguinte (mas devidas ou consumidas no mês), tributos (incluindo IRPJ e CSLL), apropriação de despesas (e receitas) financeiras, etc.

Como consultor de empresas, em minha atividade anterior à que hoje desempenho, constatei que a “contabilidade em dia” se transformava em “contabilidade apressada”, onde tudo era feito mecanicamente e sem a devida atenção a determinadas contas, gerando distorções gritantes na demonstração do resultado e na apresentação das contas patrimoniais.

A grande deficiência da “contabilidade apressada” são os inúmeros documentos contábeis, fiscais e registros que deveriam ser contabilizados no mês (como, por exemplo, fretes sobre vendas) e o são somente por ocasião do pagamento (ocasionando o que chamamos de “regime de caixa”).

Os gestores contábeis precisam certificar-se que, no afã de cumprir prazos e metas, não deixem a qualidade da informação contábil de lado. Os erros mais comuns da “contabilidade apressada” são:

– omissão de registros de despesas e custos (como encargos financeiros, contas a pagar e comissões sobre vendas);

– má conciliação das contas (especialmente conta de clientes e fornecedores);

– registros “transitórios”, com a existência de contas absurdas, como “créditos a classificar”, “adiantamento diversos”, etc.

– falhas nos relatórios de provisão de férias, 13º salário, cálculos da remuneração de administradores, participações nos resultados e outras.

Se o fluxo de documentos e informações da empresa ou organização é falho, resta ao contabilista propor alterações para sua agilização, fazendo, se for o caso, a devida ressalva no balancete – afinal, alertar a administração das falhas de controle é uma das tarefas que nós, contabilistas, podemos e devemos executar.

Fechamento e Elaboração de Balanço na Prática tópicos Atualizados e Exemplificados! Abrange detalhes de encerramento de balanço, ativos, passivos, demonstração de resultado, com exemplos de lançamentos, contém detalhes de tributação - Lucro Real, Presumido, Arbitrado e Simples! Clique aqui para mais informações. Fechamento de Balanço

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

ComprarClique para baixar uma amostra!

Um comentário em “Contabilidade em Dia ou Contabilidade Apressada?

  1. Tudo é uma questão de metodologia e de cuidadoso planejamento, além, é claro, da insistente doutrinação de todos os colaboradores e funcionários da Empresa. Afinal a Contabilidade não é feita exclusivamente nas dependências do Departamento Contábil.
    Mais de 90% da contabilidade de qualquer empresa é feita no Departamento Financeiro, que coordena pagamentos, recebimentos, assunção de compromissos e rendimentos bancários, por exemplo.
    Ao longo de minha carreira deparei-me, infelizmente uma única vez, com um profissional que conseguia fechar a contabilidade da empresa na qual trabalhava (uma construtora de imóveis com várias obras, vários departamentos, e operações complexas, especialmente com investidores) DIARIAMENTE!!!
    É isso mesmo! Ele esperava a chegada das informações financeiras no final do expediente bancário para fazer os últimos lançamento do dia. SIMPLES ASSIM!
    Aliás seu grande segredo, já que a tecnologia da época era muito menor do que a que dispomos hoje (só um dado: não havia Internet, nem e-mail, consequentemente). E, ainda assim, de forma admirável esse Contador fazia um trabalho brilhante, completo, correto e, especialmente: EM TEMPO REAL!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s