PNEC – A História do Empresário Contábil Sendo Escrita por Você

(artigo enviado pelo autor em 22.12.2014)

Gilmar Duarte

Informações qualificadas e atualizadas sobre qualquer setor produtivo funcionam como um mapa a indicar os melhores caminhos a trilhar para alcançar plenamente os objetivos. Esta é a missão da Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis – PNEC: revelar o universo contábil brasileiro aos profissionais da contabilidade. Ajude-nos a contar esta história.

Todo empresário necessita de informações precisas e confiáveis para gerir o seu negócio. Sabemos que há inúmeras informações para as empresas comerciais e industriais, mas pouquíssimas para as empresas de serviços. Infelizmente, este número é ainda menor para as empresas de contabilidade.

Se você está cansado, desmotivado, conformado com as dificuldades e prefere “trabalhar do jeito que dá” deve parar de ler agora este artigo, pois irá considerá-lo enfadonho. Mas se você faz parte do outro time, daqueles que procuram alternativas para ultrapassar quaisquer obstáculos, independentemente do tamanho ou do perigo, mesmo se for necessário construir o futuro, então continue a leitura. Ao final, se desejar, recomende aos colegas contabilistas.

Qual é o índice aceitável de inadimplência? Qual o lucro líquido médio? A empresa contábil média está constituída por quantos funcionários e qual é a idade deles? Qual é faturamento anual? Quantos clientes possui? Qual é o software mais utilizado? Qual é o salário médio? Quanto representam os gastos fixos? Quantas contrataram o seguro de responsabilidade civil e já precisaram utilizar?

A Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis (PNEC) terá estas e muitas outras respostas. Sabemos que as possibilidades permitidas pela informação atualizada e qualificada são sempre benéficas às empresas, inclusive as comparações de desempenho. Conhecer os gargalos da nossa empresa em relação aos colegas permite a busca de auxílio para o aprimoramento e consequente maximização da lucratividade.

Convoco todas as entidades sindicais e associações da classe, as subseções do Conselho Regional de Contabilidade, as universidades e os colegas empresários contábeis a intensificar esforços na divulgação da 2ª edição da PNEC, a fim de atingirmos o objetivo de mil questionários respondidos. O link, que pode ser indicado a todos os empresários contabilistas, é http://goo.gl/WAcOSd.

Os que desejarem publicar o link da pesquisa em seu site poderão solicitar a logomarca pelo e-mail disponível no site gilmarduarte.com.br. Os resultados serão publicados em abril de 2015 e todas as entidades que contribuírem ativamente com a divulgação poderão receber os dados separadamente da sua região.

Ajude-me a escrever a história das empresas contábeis no Brasil.

Muito obrigado.

Gilmar Duarte é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor do livro “Honorários Contábeis” e membro da Copsec do Sescap/PR.

Guia para implementação de cálculo do preço de serviços contábeis e correlatos. Escritórios contábeis e profissionais de contabilidade têm um dilema: quanto cobrar de seus clientes? Agora chega às suas mãos um guia prático, passo-a-passo, de como fazer este cálculo de forma adequada. Com linguagem acessível, a obra facilita ao profissional contábil determinar com máxima precisão o preço de seus serviços a clientes e potenciais clientes.Clique aqui para mais informações. Como Fixar Honorários Contábeis

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

ComprarClique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s