Quanto Tempo é Necessário para Atender um Cliente?

por Gilmar Duarte da Silva

Saiba qual é a média de tempo destinado para prestar serviços de contabilidade para um cliente e ateste a sua eficiência.

A cada reunião que participo da Comissão de Precificação do Serviços Contábeis (Copsec) do Sescap/PR sinto-me renovado e assim aconteceu no encontro realizado nesta última sexta-feira na cidade de Cascavel/PR. O grande empenho de todos os membros para contribuir com o crescimento e a valorização da classe contábil é por demais animador. 

A pauta estava recheada de temas instigantes, em breve será divulgada a ata pela entidade, mas destaco o firme propósito de um seminário de precificação, que deverá acontecer entre o final deste ano e início de 2015 que certamente será um marco na valorização da categoria. 

O segundo e último destaque que faço, pois somente desejo despertar o interesse para a leitura da ata no formato de artigo, é a iniciativa de comparar o tempo investido para atender aos clientes, ao invés da tradicional pesquisa do honorário médio. 

Cada membro da Comissão compartilhou (três clientes) o tempo médio mensal investido para atender clientes com as seguintes características:

  • Optante pelo regime tributário do Simples Nacional;
  • Com 5 a 10 funcionários;
  • O faturamento médio mensal de R$ 60 mil;
  • No tempo deve estar incluso os serviços de escrituração fiscal, contabilidade, folha de pagamento e serviços acessórios rotineiros. 

Naturalmente que o resultado final pode servir de parâmetro para sabermos da eficiência da nossa empresa. Certamente que estes números ainda possuem uma base pequena e por isso há o desejo de investir numa pesquisa maior e que contribuirá de forma mais significativa. 

Somente para aguçar o seu interesse por este método de precificação, ou seja, o tempo investido, digo que para o atender um cliente com 7 funcionários, faturamento de R$ 55 mil e com as demais informações já fornecidas acima o tempo médio empregado foi de quase 11 horas. 

Você já tem o controle do tempo investidos em seus clientes? Parabéns aos que já fazem uso desta metodologia e proponho que compare o tempo aplicado. Aos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens ao medir o tempo destinado para atender aos clientes sugiro que busque informações e comece o mais rapidamente possível. 

Sugira ao seu sindicato para fazer como o Sescap/PR que investe nos associados para viabilizar a maximização da rentabilidade de seus representados. Uma proposta pode ser a formação da comissão de precificação. 

Gilmar Duarte da Silva é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor do livro “Honorários Contábeis” e membro da Copsec do Sescap/PR.

Guia para implementação de cálculo do preço de serviços contábeis e correlatos. Escritórios contábeis e profissionais de contabilidade têm um dilema: quanto cobrar de seus clientes? Agora chega às suas mãos um guia prático, passo-a-passo, de como fazer este cálculo de forma adequada. Com linguagem acessível, a obra facilita ao profissional contábil determinar com máxima precisão o preço de seus serviços a clientes e potenciais clientes.Clique aqui para mais informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s