Qual é a Contribuição da Mulher na Atividade Contábil?

Acreditava-se que os serviços contábeis seriam extintos, mas na realidade o contador é cada vez mais imprescindível. Quais fatores contribuíram e permitiram renovar esta profissão?

A contabilidade, como a maioria das profissões exercidas fora do domicílio familiar, foi iniciada e predominantemente exercida ao longo dos séculos pelo homem. No século XX, as mulheres começaram a conquistar maior “espaço sob o sol” e atuar em profissões até então exclusivas do sexo masculino.

A participação de ambos os sexos nas profissões trouxe benefícios para toda a sociedade. A convivência no trabalho e o relacionamento com os clientes ganharam um toque de doçura, e enganam-se aqueles que pensam que as mulheres não sabem ter posturas firmes. A título de exemplo citamos a atual presidente do Brasil e a presidente da Petrobras.

Ao contrário do que está na mente de muitos, pesquisas revelam que no Brasil, em cada grupo de 1.000 pessoas, 501 são mulheres e 499, homens (http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-populacao-mundial.htm).

A Pesquisa Nacional das Empresas Contábeis (PNEC), encerrada em março do corrente ano, revelou que 64% dos colaboradores das empresas contábeis são do sexo feminino. Observamos assim que o chamado “sexo frágil” tem se adaptado muito bem às atividades da contabilidade, escrita fiscal, RH etc.

Somado ao grande número de mulheres na atividade contábil, temos a grata satisfação de constatar que a maioria é formada por jovens que buscam, cada vez mais, o conhecimento. De acordo com a PNEC, a idade média dos trabalhadores na contabilidade é de 28,8 anos, sendo que 57% deles têm nível superior.

A atividade contábil já foi profetizada por “gurus” de que seguia rumo à extinção, no entanto, a cada dia tem ganhado maior espaço no cenário econômico. A possibilidade de homens e mulheres desempenharem o ofício, a jovialidade e a busca incessante pelo conhecimento certamente são fatores que têm despertado o interesse dessa nova geração e o consequente interesse dos empresários contábeis por estes profissionais.

A capacidade dos profissionais mais experientes de receber de braços abertos as mulheres e os jovens sedentos pelo conhecimento fez uma combinação que reinventou a forma de prestar serviços de contabilidade. O conjunto da sociedade agradece.

Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro “Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”.

Guia para implementação de cálculo do preço de serviços contábeis e correlatos. Escritórios contábeis e profissionais de contabilidade têm um dilema: quanto cobrar de seus clientes? Agora chega às suas mãos um guia prático, passo-a-passo, de como fazer este cálculo de forma adequada. Com linguagem acessível, a obra facilita ao profissional contábil determinar com máxima precisão o preço de seus serviços a clientes e potenciais clientes.Clique aqui para mais informações. Como Fixar Honorários Contábeis 

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

ComprarClique para baixar uma amostra!

04/05/2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s