Adiantamento de Viagem em Moeda Estrangeira

As empresas que realizam adiantamentos em moeda estrangeira, para o pagamento de despesas de viagem dos funcionários ou diretores a serviço da empresa, deverão contabilizar estes valores devidamente convertidos para a moeda nacional corrente com base na cotação vigente na data da aquisição.

Tais operações não devem ficar como “vale” em caixa, e sim, serem devidamente contabilizadas, para controle. No caso da disponibilização dos recursos ser realizada em data posterior à aquisição da moeda estrangeira, cabe a este montante a atualização com base na variação cambial ocorrida no período em questão sendo a diferença devidamente contabilizada nas contas de variação cambial no grupo de resultado.

Pelo registro do adiantamento:

D – Adiantamento para Despesas de Viagens (Ativo Circulante)
C – Caixa (Ativo Circulante)

Veja detalhamentos com exemplo prático de contabilização no tópico Adiantamento de Viagem em Moeda Estrangeira, no Guia Contábil Online.

Contabilidade na Prática - Tópicos Contábeis Atualizados e Exemplificados! Abrange os principais tópicos de contabilidade empresarial, societária e comercial, com exemplos de lançamentos e modelos de planos de contas! Clique aqui para mais informações. Manual de Contabilidade Empresarial 

Mais informações 

Comprar

Clique para baixar uma amostra!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s