Novela dos Balanços: a Receita Vai Tributar Mesmo o Excesso de Lucros

Por Júlio César Zanluca – contabilista e coordenador do Portal de Contabilidade.

O melodrama vivido nos últimos dias por empresas, contabilistas e profissionais ligados à tributação empresarial ainda não tem prazo para acabar: segundo informações da imprensa, a Receita Federal vai mesmo tributar o excesso de lucros e dividendos distribuídos a partir de 2014.

Ainda segundo a mídia, a Receita admitiu “perdoar” (?) as empresas que distribuíram lucros até 2013 superiores ao apurado no regime fiscal (métodos contábeis usados antes da vigência da Lei 11.638/2007) – vale dizer que tudo isto é mera especulação, e, de concreto, só o bafafá de sempre…

É uma vergonha para um país que quer ser potência mundial, e ser respeitado, encenar uma novela tão grotesca e embaralhada – não há qualquer normalidade jurídica, bom-senso, ou sequer moralidade na sequência de erros e equívocos verificados nos últimos dias. Tudo porque o governo federal insiste em, desesperadamente, manter a arrecadação nas alturas, mesmo que isso comprometa a credibilidade do Brasil junto aos investidores.

Todos nós sabemos que as vítimas de tais disparates serão os profissionais (como contabilistas) que sempre tem a carga de trabalho elevada,  sofrem pelo peso da responsabilidade civil de suas atividades, e tem que conciliar os interesses empresariais com a sede voraz do governo federal.

Ninguém se iluda: a Receita não é boazinha, e o “perdão” (se houver) vai custar caro, pois 2014 está as portas e a conta irá chegar – se não for balanço duplo, haverá outras burocracias (que sempre serão responsabilidade dos contabilistas).

Pare de se iludir com esta novela e com as notícias diárias da mídia e enfrente o leão com profissionalismo: planeje suas ações, treine sua equipe, estabeleça as atividades necessárias e calcule os custos, de modo a tentar, pelo menos, cobrar parte deles mediante ajuste de honorários de seus clientes!

3 comentários em “Novela dos Balanços: a Receita Vai Tributar Mesmo o Excesso de Lucros

  1. Gostei muito do comentário, pois tenho essa mesma linha de pensamento. Só uma coisa me deixa muito triste, a nossa classe, a Classe Contábil, se não for a mais desunida talvez seja uma das mais desunidas. Se essa realidade fosse outra, talvez conseguiríamos mudar muita coisa que vem a fronta do Contabilista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s