Contabilistas Trabalham de Graça para o Governo

Por Júlio César Zanluca – contabilista e coordenador do Portal de Contabilidade

Todos já sabemos que os contabilistas são a classe de profissionais liberais no Brasil que mais horas compulsórias e gratuitas dedicam para atender os governos federal, estaduais e municipais no Brasil.

Agora, com a edição da Resolução CFC 1.445/2013, que trata sobre informações obrigatórias a serem prestadas pelos contadores, assessores e auditores ao Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf), relativamente às operações de seus clientes consideradas suspeitas de lavagem de dinheiro, temos mais uma obrigação junto aos entes públicos.

Estima-se, por baixo, que mais de 70% do tempo consumido por um contabilista na gestão da contabilidade de uma empresa é voltada exclusivamente aos reclames governamentais. Há muitos profissionais que são contratados exclusivamente para as questões burocráticas e preenchimento de declarações, formulários e outras exigências. No momento, quem arca com tais custos são os contratantes de tais serviços, mas até quando estes continuarão concordando com tais encargos?

A continuarem tais exigências, logo teremos uma classe de profissionais liberais que se chamará de “classe de profissionais gratuitos do governo”, a primeira neste país, que exercerá funções 100% compulsórias e sem custos para o Estado!

Está mais que na hora dos contabilistas se unirem e pleitearem isenção de tributos sobre suas atividades profissionais, bem como serem reconhecidos publicamente pelos entes federativos pela extensa gratuidade de seus trabalhos dedicados aos serviços públicos.

Além disso, devemos pressionar para que as imposições à nossa classe sejam contrabalanceadas com medidas de compensação respectiva (por exemplo: cada nova obrigação exigida pela Receita Federal seria compensada como dedução do imposto de renda ou das atividades profissionais dos escritórios ou empresas contábeis).

6 comentários em “Contabilistas Trabalham de Graça para o Governo

  1. Totalmente de acordo com o texto .. Isso é questão de consciência profissional, a atuação do CFC junto ao governo e a valorização do profissional na sociedade!

  2. Anteriormente tinha feito uma propositura para uma compensação. Mas parece que os profissionais da área tem “receio” em se “rebelar”. Parabéns pelo artigo.

  3. Parabéns pelo texto, ele mostra a realidade em que vivemos, já está mais do que na hora de mudarmos a história da contabilidade, de deixarmos de ser escravos do governo, pois somos profissionais e exigimos reconhecimento e respeito.

  4. Muito boa matéria! Infelizmente faço parte de uma geração, que se dedicou anos a fio e tive dificuldades com o cumprimento de obrigações. Por um lado, tivemos que dispor de tempo e dinheiro para atender prazos, e equipamentos de informática (sem falar dos profissionais de TI). QUEM NUNCA PAGOU UMA MULTA DE DCTF ENTREGUE FORA DO PRAZO? IMPOSTO DE RENDA PJ? Quem não ficou madrugadas a dentro para não perder prazos? Garanto a vcs que não foram os fiscais das Secretarias Estaduais ou Municipais, pois estes tem um computador de última geração e fiscaliza sentado no gabinete ( estes se utilizam do nosso serviço, pois as declarações preenchidas por nós NÃO SÃO DELAÇÕES PREMIADAS, são na verdade OBRIGAÇÕES IMPOSTAS PELO ESTADO, que muitas vezes e utizada contra nós e o cliente (contribuinte), sempre vai achar que vc ERROU alguma coisa…
    TRABALHAMOS TAMBÉM PARA A RECEITA FEDERAL(DCTF, IRPF, IRPJ, Declarações imobiliárias, declarações de PIS E COFINS, DECLARAÇÕES DE DECLARAÇÕES…ORA BOLAS!!! Temos que ter CERTIFICAÇÃO (e pagar ao governo para obte-la! E RENOVAR ANUALMENTE!!! PARA “RODAR” um SEFIP E ENVIAR PELA ” CONECTIVIDADE” TEMOS QUE TER UM BOM COMPUTADOR, um bom analista de sistema e perder muito tempo, pois ate bem pouco tempo so rodava no XP! SO RINDO!!!! e quando o cliente não paga o PIS, COFINS, “OS CARAS” SO ACESSAM A SUA DECLARAÇAO E ENVIAM O DARF PARA O SEU CLIENTE, A NOTIFICAÇÃO E A MULTA! O CLIENTE PAGA A MULTA E NAO TEM MAIS VERBA EM CAIXA PARA TE PAGAR!
    C H E G A! EU JA DESISTI DISSO! SÓ FALTA IR NO CONSELHO E DAR BAIXA NO REGISTRO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s