CARF Endossa Atuação de Leigos em Contabilidade

Infelizmente este é só mais um episódio de desrespeito à profissão contábil e a legislação pátria.

Através da Súmula CARF nº 8, para o CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS, órgão da SRF, o exame da escrita fiscal das pessoas jurídicas, pode ser feito por leigo em contabilidade, não sendo necessária a habilitação profissional de contador, logo a alínea “c” do art. 25  do Decreto-Lei nº 9.295/46, não precisa ser observada pelo órgão federal.

Isto é um flagrante desrespeito aos contadores e estímulo do tipo apologia a não observação da legislação brasileira. Será que a Receita Federal não se submete a legislação federal, e está acima e, portanto, imune a ela? E os contadores além de trabalhar gratuitamente para o fisco, aceitam isto pacificamente?!

Mais uma atitude desrespeitosa praticada pelo governo federal com os profissionais que trabalham quase que em tempo integral para auxiliar contribuintes e governo no processo de arrecadação, deixando, muitas vezes de lado, o real sentido gerencial que a contabilidade precisa ter.

Ficam aqui nossos protestos pela audácia desrespeitosa a grande classe contábil do Brasil. Mobilize-se! Proteste via redes sociais e através de outros meios midiáticos, também encaminhando comentários aos sindicatos, CRCs e CFC, para que estes órgãos representativos possam pressionar a Receita Federal a revogar esta insultante súmula.

41 comentários em “CARF Endossa Atuação de Leigos em Contabilidade

  1. 2013 é o ano da Contabilidade no Brasil… Precisamos aparecer mais na mídia! Mostrar presença e principalmente mostrar nossa indignação com mais essa injustiça contra a classe!

  2. Enquanto o nosso conselho federal e estadual for constituido de pessoas ligado a sindicatos, centaris sindicais etc etc, isso ´continuará acontecendo. O desgoverno do PT e seus aliados em breve, implantarao no Brasil assim com está fazendo com os Contadores, Medicos, Engenheiros, Arquitetos, Advogados etc sem precisar estudar e ter diploma. Quanto a nós Contadores, sugiro não pagar aos Conselhos anuidades até que seus dirigentes adotem procedimentos via Judicial, Congressual etc etc. para que coisas dessa natureza não aconteça.
    Odilon Montenegro

    1. Esse exame de suficiência é arbitrário e incoerente. Priva o profissional recém formado de exercer sua atividade e ainda o obriga a pagar uma inscrição que muitas vezes está além da sua disponibilidade financeira. O Conselho deveria extinguir esse exame e promover mais fiscalizações em loco aos trabalhos do profissional regularizado. A fiscalização puniria através de multas, de suspensão e até mesmo cancelamento, o profissional antiético. Essa é a função do conselho: Permitir o trabalho do profissional e fiscalizar seu andamento. É para isso que pagamos nossas anuidades.

  3. Precisamos Protestar, sair as Ruas, afinal somos os médicos das Empresas, ou não ? Trabalhamos para o Fisco, de graça e ainda podemos ser Multados.

    1. Concordo, vamos mostrar a nossa força e a nossa inteligência! E que pelo menos governo venha nos respeitar.

  4. É isso que nos faz sentir desamor pela classe contábil. Só nos cobram, nos responsabilizam por tudo, a culpa é sempre do contador, como que se examina uma escrita fiscal de uma empresa se você não tem conhecimento??? Tendo um pouco de conhecimento já não é fácil, pois são tantas mudanças que no final nem sabemos mais o que é o certo ou o errado. Mais uma pra desanimar geral

  5. É para isso que os CRC e Conselho Federal de Contabilidade foram instituídos. Peço-lhes pressa na mobilização. Lembrando que esse ano de 2013 é o ano da CONTABILIDADE. Avante profissionais de contabilidade. Somos fortes.

  6. Absurdo, porém nossa classe e nosso conselho não tem representatividade, como é o caso da OAB, diz que 2013 é o ano da contabilidade, para mim todos os dias é da contabilidade, pos temos obrigações acessorias e fiscais a prestar aos governos.

    Como dizia meu amigo in memoria “Chico Anisio” este é um Pais que vai para frente, voltando para traz….Acorda Brasil….

  7. Onde está o CRC? Que providências estão sendo tomadas? Agora vamos ver a sua eficiência. Ele tem que defender os contadores, não é para isso que pagamos? Não é para isso que ele serve?

  8. É no que dá. Um governo totalmente despreparado. Estamos a mercê dos “nóis pode”. Devemos ir às ruas e mostrar que não estamos inertes. Devemos lutar pelos nossos direitos profissionais.

  9. Realmente espero no Conselho de nossa classe, para tentar impugnar essas insubmissão de legislação.

  10. Desrespeito a profissão. Não se pode vender a nossa profissão, e justamente agora que ganhamos espaço e e estamos nos consolidando no mercado. Acabamos com a aquela péssima fama de carregadores de livros. Com a entrada do IFRS, somos hoje respeitados e estamos ganhando espaço no cenário nacional como cabeça pensante das grandes corporações. LAMENTÁVEL!

  11. Precisamos que o CFC e os CRCs nos apoiem e mostrem atitude. É inaceitável que áreas de atuação dos contadores sejam praticados por qualquer pessoa.

  12. Isto deve ser mais uma do Governo em pról de pessoas sem ética para com o próximo. Lamentável…

  13. Esse é o nosso Brasil, e a cada ano temos de Pagar além da Anuidade do CRC que acho Justo, ainda tem Sindicato de Contadores(não vi nenhum beneficio nesse ultimo), mais o ISS sobre a atividade (já que trabalhamos para arrecadar impostos , porque as prefeituras não nos isentam do ISS?). podemos reclamar mas enquanto todos os Contadores e Técnicos não se unirem , também em relação a tabelas de honorários Justos e razoáveis, a bagunça vai continuar.

  14. Precisamos Protestar, Vamos paralisar de fazer as informações fiscais e paralisar os nossos serviços por 60 dias, que não haverá para o Estados a União e Município, gostaria de saber da onde vem as arrecadações – se nos não fizermos.

  15. Nao e preciso que o governo atual faca coisas erradas com a profissao contabil, pois nos contadores tambem contribuimos muito para que essas DESGRACAS acontecam. Vejam o que estao fazendo com a contabilidade publica, passando por cima de principios fundamentais da contabilidade, chutando o pau da barraca em relacao ao principio da legalidade, uma vergonha total, sem a ajuda de qualquer personagem desse governo ai. Somos responsaveis sim, por tudo de ruim que acontece com a contabilidade em geral. Ninguem liga pra contabilidade mesmo, nem mesmo os contabilistas.

  16. Isso é só uma consequência das falhas dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal. O profissional de Contabilidade já é desrespeitado logo após sua conclusão de Bacharelado, onde, após passar entre 4 a 5 anos se graduando, ainda tem que passar por uma avaliação de suficiência para tentar exercer de forma legal sua profissão. Os Conselhos são ineficientes e incompetentes quando se trata de fiscalizar o trabalho do profissional registrado e muito mais na defesa dos interesses do mesmo.

  17. Depois que elegeram um semi analfabeto para presidência da república, esperar o que ? Na minha opinião poderiam acabar com os Sped’s da vida e anotar tudo num papel de pão mesmo. Se não precisa técnica para analisar, também não é necessário técnica para fazer. Vamos ver se nossa anuidade ao CRC será de alguma valia ou se é apenas para nos fiscalizar.

  18. A nossa passividade é incompreensível não podemos aceitar uma situação como essa, precisamos fazer um movimento grande pela reforma tributária e pela reforma politica, porque as coisas só tendem a piorar se ficarmos passivos.

  19. Realmente temos que marcar presença em todos os níveis para que nossa voz tenha validade. Todas as vezes que tentam alterar a legislação, nenhum contador é procurado para dar seu parecer, e de imediato somos obrigados a receber as mudanças goela abaixo. Precisamos ter representantes nas diversas esferas, a fim de que a área contábil tenha profissionais para discutir as constantes alterações na legislação e sejam mais respeitados.

  20. O que diz o CRC, afinal qual a sua finalidade?, agora quero ver como fica a sustentabilidade dessa instituição brilhante, porém muito submissa aos ditames da receita federal.

    1. Fora partidos polidos políticos e sindicatos, vamos nos movimentar na eleição que está vindo por ai, é claro com movimento pacifico.

  21. Este assunto entre outros como por exemplo, agendamento. Além de insuportável o atendimento pelo servidor mau humorado, a IN da Receita obrigando o contribuinte submeter a tais procedimentos, é ilegal, fere os princípios constitucionais do art. 37, EC 95, o serviço público tem que ser com eficiência, qualidade. Imagina uma o profissional seja contador, advogado que tem que precisa de uma tomada de decisão rápida para o sujeito passivo, não consegue porque depende de agendamento. Outro exemplo, o contribuinte localizado em cidade distante da Unidade da Receita, leva o dia todo, e muitas vem sem a solução.
    De forma que o Conselho Federal, n se manifesta. já n cito os Regionais porque não tem força suficiente para levantar a causa.
    Está ai nosso movimento pela melhoria nos serviços públicos em geral.

  22. E o CFC e CRC´s onde andam? Até o momento não houve nenhum pronunciamento destes órgãos sobre esta SÚMULA. Acorda classe contábil, já esta na hora de reunirmos esforços e dá um basta nestes procedimentos que excluem nossa classe, classe esta que tanto faz, principalmente para os governos, gratuitamente…

  23. Nós estudamos tanto, passamos pro prova, trabalhamos e respondemos legalmente pelo nosso trabalho. Tenho orgulho dos meus conhecimentos e esta súmula é desprezível, fazer darfs pode ser que qualquer um faça, agora fazer análises fiscais, consultas, planejamento, lançamentos fiscais e assinar o que está fazendo não é para qualquer um. O CFC deve reivindicar, bem como os contabilistas.

  24. Triste é pouca coisa , é lastimável a forma como nos trata , e , cadê o CFC e os Sindicatos da classe , só arrecadam ! não defedem nossa profissão , vamos gritar , sem violencia .

  25. Ano da Contabilidade? sim ,pelo visto é o ano de acabar com ela. ou nos mobilizamos e cobramos atitudes dos nossos conselhos ou continuaremos sendo a mão de obra mais barata que o governo tem(gratuita). MUDA CONTABILISTA.

  26. È uma vergonha o que acontece com a classe contábil em todo o Brasil, pessoas desqualificadas, recebendo salários pífios, orquestrado por empresas que na base da malandragem, picaretagem colocam pessoas para fazerem contabilidade fantasma e sem sentindo para forçar barra em cima da fiscalização trazendo problemas junto aos órgãos, que também são uns trouxas e aceitam empresas que não são representadas por profissionais da contabilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s