Revisão Interna dos Procedimentos Contábeis

A rotina é uma das características da elaboração das demonstrações contábeis. Classificação, lançamentos, conciliação, ajustes e análises conduzem a uma adequada representação da situação patrimonial da entidade, seja através de balancetes ou de balanço patrimonial com respectivas notas e demonstrativos.

Entretanto, mesmo fruto de procedimentos automatizados, há de se considerar as possibilidades de erros decorrentes dos processos. Mesmo numa pequena empresa ou entidade do terceiro setor (ONG) é necessário, periodicamente, uma revisão interna dos procedimentos utilizados.

Exemplo: o saldo da conta de caixa representa efetivamente o numerário existente na tesouraria, ou é apenas um número apurado contabilmente? O saldo da conta clientes é líquido e certo, ou há inadimplência significativa que deveria ser provisionada para fins de perda dos créditos? Há adiantamentos registrados contabilmente e que deveriam ser baixados, seja porque o fornecedor de serviços ou produtos já cumpriu suas obrigações (neste caso, houve falha na recepção do documento fiscal da operação) ou porque a própria entidade desistiu do contrato?

A reconciliação das contas contábeis deveria apurar tais ocorrências, mas nem sempre isto é realizado no devido momento (seja porque há pressa na elaboração ou fechamento do balancete/balanço ou outro motivo).

Os controles internos regulares e consistentes poderão permitir a prevenção dos erros (e até de fraudes) na escrituração. Sugere-se que a revisão interna seja implementada, a partir dos procedimentos mais comuns (como a contagem efetiva do numerário em caixa, na tesouraria).  O próprio contabilista ou pessoa de confiança indicada pela administração poderá comandar tal revisão, mas o ideal seria que este comando seja realizado pela auditoria interna ou até pela auditoria externa da organização.

Conheça algumas obras de nossa editora relacionadas a este assunto:

Uma coletânea de aspectos relevantes de controle empresarial. Além de uma linguagem acessível, é uma obra atualizável. Contém abordagens sobre controles internos imprescindíveis a qualquer empresa e abrange as principais aspectos de controladoria empresarial. Anos de prática de controladoria reunidas em um só lugar! Clique aqui para mais informações. Uma coletânea de aspectos relevantes de Auditoria de Gestão. Além de uma linguagem acessível, contém abordagens sobre controles imprescindíveis a qualquer empresa e ainda Modelos de Relatório de Auditoria Gerencial. Procedimentos, diferença entre erros e fraudes, prevenção de riscos, modelos de relatórios, planilhas, etc. Clique aqui para mais informações.Conceitos, práticas, técnicas fundamentais, metodologias e princípios para aplicação em Auditoria Interna. Conteúdo prático, são vários anos de conhecimento profissional e treinamentos na área disponíveis em um único material! Clique aqui para mais informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s