IRPF – Opção pelo Desconto Simplificado

A pessoa física pode optar pelo desconto simplificado na DIRPF 2013, segundo as normas estabelecidas para o imposto de renda.

A opção pelo desconto simplificado implica a substituição das deduções previstas na legislação tributária pelo desconto de 20% (vinte por cento) do valor dos rendimentos tributáveis na declaração, limitado a limitado, em 2013, a R$ 14.542,60 (quatorze mil, quinhentos e quarenta e dois reais e sessenta centavos).

É vedada a opção pelo desconto simplificado na hipótese de o contribuinte pretender compensar prejuízo da atividade rural ou imposto pago no exterior.

O valor utilizado a título de desconto simplificado não justifica variação patrimonial, sendo considerado rendimento consumido.

Recomendamos análise caso a caso, pois nem sempre o desconto simplificado é a melhor opção, especialmente para aqueles contribuintes que têm despesas de educação, médicas, aplicam em PGBL ou tenham outras possibilidades de deduções do imposto ou da sua base de cálculo.

Para planejar o IRPF e realizar corretamente a análise da melhor forma de tributação e as nuances respectivas, recomendamos a obra Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF.

Numa linguagem acessível, este Manual do IRPF abrange questões teóricas e práticas sobre o imposto de renda das pessoas físicas, perguntas e respostas e exemplos de cálculos. Clique aqui para mais informações.

  • Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s