Os Desafios na Gestão de Escritório Contábil

Como ganhar dinheiro com um escritório contábil? É verdade que para obter lucros nesta atividade deve-se cobrar pouco e fazer quase nada? Afinal, a culpa é dos concorrentes ou tem-se alternativas para viabilizar um bom negócio neste ramo?

O foco do escritório deve ser a grande, média ou pequena empresa? Autônomos e profissionais liberais?

Tudo isso e muitos outros temas complexos são exigidos do profissional contábil, na administração de seu escritório.

Para o cliente, o contador é o profissional que resolve os problemas de ordem fiscal, jurídica, tributária e de pessoal. É quem traça a saúde financeira da empresa e, ao mesmo tempo, orienta sobre o correto pagamento de tributos. Mas é pelo seu desempenho que o contador conquista seu cliente.

Vamos a algumas dicas e informações úteis:

Não procure ganhar dinheiro rápido, enchendo-se de clientes e serviços. Lembre-se que você está semeando bons serviços para obter clientes e lucros sempre, não apenas hoje, mas durante toda sua gestão empresarial à frente do seu escritório contábil.

Ideias ousadas – “abro sua empresa gratuitamente!” cobrando apenas taxas legais e custos de fotocópias e autenticações. Mas cuidado para não encher-se de serviço e depois ter que trabalhar de forma exagerada para atender todos os pedidos!

Tenha em mente que o novo empreendedor, normalmente, é descapitalizado, e precisa de um certo subsídio até o seu negócio render. Investir neste tipo de ação é arriscado (você pode ter muito trabalho e pouco lucro), mas é uma forma certa de obter clientela nova.

Não se constrói uma clientela do “dia para a noite”, especialmente no ramo contábil. Contabilidade implica em manuseio de dados  sigilosos – faturamento, movimentação financeira, custos e apuração de impostos – e isto implica em confiança. Portanto, se você pensa em ficar rico rapidamente, é melhor procurar outro ramo de atividade!

Atualize-se! Treine seu pessoal, motive-os. Nossa editora selecionou vários autores de gabarito, veja conteúdos atualizados de Obras Tributárias, atualização contábil e roteiros de gestão de rotinas trabalhistas.

Para fixação de honorários contábeis, Indicamos a obra:

Escritórios contábeis e profissionais de contabilidade têm um dilema: quanto cobrar de seus clientes? Agora chega às suas mãos um guia prático, passo-a-passo, de como fazer este cálculo de forma adequada. Com linguagem acessível, a obra facilita ao profissional contábil determinar com máxima precisão o preço de seus serviços a clientes e potenciais clientes. Clique aqui para mais informações.

  • Sem categoria

5 comentários em “Os Desafios na Gestão de Escritório Contábil

  1. Gostei muito desse artigo pois a visão que as pessoas tem é que os escritorios ganham muito dinheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s