Sistema CRC inicia a Fiscalização Eletrônica

Fonte: Informe CRC-PR

“Como decorrência de um processo inevitável de informatização que permeia todas as atividades, e, face ao elevado grau de suporte em tecnologia da informação que dispomos em nossos meios digitais, estamos dando início aos trabalhos de “fiscalização eletrônica – Fisc-E” , nos municípios de Campina Grande do Sul, Bocaiuva do Sul e Quatro Barras – Região Metropolitana de Curitiba”, informa a vice-presidente da Câmara de Ética e Disciplina do CRCPR, Elizângela de Paula Kuhn.

A nova sistemática – pioneira em todo o sistema CFC-CRCs – encontra-se fundamentada na Resolução CRCPR nº 712/2011. Os procedimentos seguem o mesmo formato que vem sendo utilizado com a verificação dos contratos de prestação de serviços, DECORES, a existência da escrituração contábil regular das empresas e ainda o perfil dos executores de serviços.

A diferença consiste na eliminação de gastos com a presença de fiscais nos escritórios. A Fiscalização enviará aos profissionais arquivos, que deverão ser preenchidos e devolvidos no prazo de 10 dias para análise detalhada. Serão enviados os arquivos Ficha Cadastral da Organização Contábil; Ficha Perfil do Executor de Serviços Fisco-Contábeis e as Declarações de Empresas/Clientes sob a responsabilidade técnica do fiscalizado.

“Essa nova forma de fiscalização, no entanto, não descarta a possibilidade de fiscalização “in loco”, acrescenta Elizângela. A expectativa, nessa primeira experiência, é alcançar cerca de 100 profissionais e mais de 30 organizações contábeis. Nesse momento, a Divisão de Fiscalização do CRCPR está reestruturando o seu quadro de pessoal justamente para atender plenamente mais esse desafio, pela complexidade que representa a adequação de rotinas de envio e recepção de informações digitalizadas. “É um grande avanço”, finaliza a vice-presidente da Câmara de Ética e Disciplina.

Agenda de fiscalização

No momento, equipes de fiscais do CRCPR estão encerrando trabalhos de fiscalização em Maringá e Ponta Grossa; iniciando em Loanda e Paranaguá, devendo começar, no próximo dia 29 em Jacarezinho, e dia 1º de março em Jaguariaiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s