Os Dez Erros Capitais que podem levar uma empresa à falência

Falta de conhecimento, problemas com a sociedade e até a contratação de um empréstimo errado podem acabar com o negócio.

(Estadão PME – 31.01.2012)

O cenário econômico em 2012 sugere cautela e cuidado ao pequeno empresário, principalmente se a crise na Europa desembarcar no Brasil. Por isso, é preciso controlar como nunca as finanças do seu empreendimento. E mais do que isso: o empresário precisa ter atenção total aos erros que podem levar qualquer empresa à falência.

Pensando nisso, o Estadão PME consultou o Sebrae de São Paulo para elaborar uma lista de erros triviais e perigosos que podem – isoladamente ou em conjunto – contribuir para o fechamento de um negócio de pequeno porte. Entre esses erros está a remuneração dos sócios, muitas vezes incompatível com a situação financeira da empresa.

Conheça os dez erros que podem levar qualquer empresa à falência:

1º erro: Confusão

Confundir os gastos pessoais com os gastos da empresa, quase sempre levam o negócio para o buraco. Nós contabilistas conhecemos isto através do “Princípio da Entidade”. Lembram!?

2º erro: Plano de Negócios

Começar uma empresa sem um plano de negócios bem estruturado, na opinião de muitos especialistas, pode ser o primeiro passo para o fracasso. Então, comece certo!

3º erro: Investimento Errado

O empresário tem dinheiro, faz o investimento que imagina necessário, mas não leva em conta quais são as reais necessidades operacionais do empreendimento. Use os recursos com sabedoria!

4º erro: Ausência de Controle

O empreendedor não faz o controle de custos e também ignora qual é o volume de compra, de vendas, quais são os níveis do estoque ou a situação das finanças do negócio. Uma empresa sem controles é o mesmo que um barco a deriva.

5º erro: Capital de Giro x Prazo de Venda

É preciso estabelecer o prazo de venda do seu produto levando em consideração o capital de giro da sua empresa. Não basta vender bem e ter um prazo de recebimento que inviabilize novas aquisições.

6º erro: Acumular Dívidas

Ter dívidas é sempre ruim no empreendedorismo. Mas ter dívidas e usar recursos emprestados a uma taxa de juros alta para saldar esses débitos é meio caminho andado para o fracasso.

7º erro: Análise

Vender em prestações é um artifício que deve ser usado pelas empresas. Mas cuidado: é preciso fazer uma análise criteriosa a respeito da situação financeira de quem está comprando. Por isso, solicite comprovante de renda, de residência e outros documentos que o ajudem a ter segurança.

8º erro: Inexperiência

Se você – ou seu sócio – não conhece a área que pretende atuar é melhor protelar o início da empresa até descobrir todas as características daquele mercado. Conhecimento é peça chave para o sucesso!

9º erro: Remuneração

Outro erro que pode levar ao fracasso da sua empresa é a remuneração dos sócios ser incompatível (leia-se maior) com a situação financeira da empresa (leia-se lucra pouco). O ideal é definir um percentual dos lucros para destinação aos sócios.

10º erro: Conhecimento

O empresário que deixa de buscar capacitação constante fica obsoleto e será substituído por seus clientes, mais cedo ou mais tarde. Busque e demonstre sempre seu conhecimento!

2 comentários em “Os Dez Erros Capitais que podem levar uma empresa à falência

  1. parabens pelo raciocinio lógico , pratico e pertinente !
    é o que está acontecendo com as empresas de futebol do Brasil!
    São mal (mau) administradas e querem ter retorno!!

  2. Sem três pilares básicos como : planejamento, controle e avaliação, fica quase impossível administrar um processo de gestão financeira e empresarial.

    Estas coisas estão relacionadas e contribuem no equilíbrio financeiro, produtivo e de pessoal da empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s