Receita Federal amplia o Atendimento On-Line

Visando sempre facilitar a tarefa dos contribuintes a Receita Federal do Brasil, disponibilizou em seu endereço eletrônico (www.receita.fazenda.gov.br) a nova versão da ferramenta Retificadora On Line. 

Com ela será possível retificar no próprio site da instituição as declarações do imposto de renda entregues pela pessoa física (DIRPF 2010). São três opções: incluir, excluir ou alterar informações. Segundo informações da própria Receita Federal, as retificações mais comuns são as referentes aos rendimentos declarados, omissões de rendimentos de dependentes e dados sobre despesas médicas.

Os contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda deste ano, além de retificar suas declarações também contam com a possibilidade do agendamento para antecipação da análise da documentação informada na DIRPF com pendências.

É possível corrigir os erros tanto as declarações feitas no modelo completo como no simplificado. Para retificar online a declaração de 2010 é fácil:

No site da Receita Federal, acesse o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) com seu Certificado Digital ou o Código de Acesso, clique em “Declaração IRPF” e na coluna “Serviços”, encontre o ícone “Retificação”. Pronto, agora é só ajustar ou incluir os dados incorretos ou omitidos.

Conheça a obra Manual do IRPF

6 comentários em “Receita Federal amplia o Atendimento On-Line

  1. Meu nome é Samanta e moro no Rio Grande do Sul, mês que vem termino meu técnico em contabilidade, só queria deixar registrado os meus parabéns pelo trabalho feito neste blog, sempre com informações que só vem agregar conhecimento aos seus leitores
    abraço

  2. Ola boa noite.
    A Receita intimou/notificou me para declarar os rendimentos de meu dependente.
    Sendo notificado eu posso retificar a declaração entregue e excluir o dependente informado para nao ter que pagar o imposto de renda sobre o rendimento dele ?

    Obrigada

    Carlos

  3. Olá, bom dia! Minha declaração caiu na malha fina (despesas médicas), já verifiquei e não encontrei erros. Tentei agendar a antecipação da análise da declaração, mas não estou encontrando esta opção no site da receita: apenas encontrei orientação para aguardar a convocação da receita. Esta possibilidade foi cancelada para os contribuintes em 2010? Muito obrigado e parabéns pelo site.
    Um abraço, Ricardo

    1. Olá Ricardo!
      Muito obrigado por confiar em nossos serviços e nas informações por nós prestadas.
      Com relação ao seu questionamento, realmente a Receita Federal tem ampliado cada vez mais os seus serviços on-line, no entanto, diversos deles ainda não estão disponíveis.
      Para realizar a antecipação de sua análise será necessário entrar em contato com o plantão fiscal da SRF e verificar tal possibilidade, já que o agendamento on-line não foi encontrado, de qualquer forma não existe garantia de ser atendido antes da convocação por parte da entidade fiscalizadora.

      Para manter-se atualizado sobre assuntos tributários indicamos que siga o Twitter @guiatributário e acesse o site www. portaltributario.com.br, lá voce poderá encontrar artigos relevantes, um guia com assuntos tributários bastante abrangente, além de obras eletrônicas atualizáveis para o seu aperfeiçoamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s